Vitória

27 de out de 2012
Apenas um desabafo sobre uma derrota com gostinho de sucesso.


Sempre achei a frase “o importante é participar” uma tremenda hipocrisia. Afinal, que tipo de ser humano dotado de expectativas e ambições entraria em um jogo ou competição sem a intenção de ganhar? Mas agora parece fazer todo sentido.
Ontem foi realizada a Feira de Segurança do Trabalho na minha escola, foram 17 turmas participando, cada uma defendendo um tema diferente, apresentando seus esforços e textos decorados para alunos desinteressados e alguns jurados desconhecidos.
Estava um calor infernal. Estava lotado. Estava difícil de ouvir e de falar no meio de tanta gritaria.
Entre a minha turma, 21 pessoas estariam participando, 4 dessas se candidataram a comandar, 1 dessas era eu.
Tínhamos um tema ótimo e atual, um cenário bacana, um videogame pra convidar as pessoas e até um professor celebridade nos apoiando. Mas faltou muita coisa ai. Faltou intenção de vencer. Expectativas, claro, todos tinham, mas esperavam que os outros fizessem por eles. Que o outro amiguinho da turma fizesse uma defesa melhor pra compensar sua medíocre e nada esforçada apresentação.
O resultado? Ficamos em 10°. Isso mesmo, 10° lugar entre 17 participações.
Todos ficaram decepcionados, reclamaram, acharam injusto, mas ninguém, nem uma pessoa sequer, soube reconhecer suas próprias falhas.
Mas será que eu posso ser sincera? Posso falar o que eu realmente acho? Eu adorei ter ficado nessa colocação. Não sou maluca. Não quero parecer feliz por não ter ganhado. Pelo contrário todo meu esforço foi buscando uma boa recompensa. E ela veio. Mesmo do 10° lugar da competição eu tive minha recompensa. Tive o reconhecimento por todo meu esforço, tive a certeza de que fiz tudo o que estava ao meu alcance e até mais do que devia.
A nota não dependia só de mim. O esforço não podia ser só meu. Eu precisava, junto a três outras pessoas, liderar, aconselhar, mostrar o caminho que podíamos seguir. E a minha parte foi feita.
Muitos não quiseram ouvir, muitos preferiram discordar, alguns até queriam arrumar confusão. Mas a minha tarefa foi feita. Meu objetivo foi alcançado.
Dever cumprido.
Do 10° lugar, sinto-me realizada.
Vitória.

0 comentários:

Postar um comentário