Projeto de Organização: 2014

27 de jan de 2014

Já faz um tempo desde que eu comecei o projeto, já testei algumas técnicas e hoje vim contar pra vocês o que funcionou e o que estou usando esse ano para me organizar.

Documentos: Gosto de separar os documentos por categorias, pra isso uso essa pasta catalogo. Cada categoria tem seu saquinho e nele deixo todos os documentos importantes referente aquele assunto. Por exemplo, em um coloco os documentos do estágio, em outro o contrato da faculdade, no próximo todos os atestados médicos e por ai vai.

Faculdade: Não importa o quanto você tente digitalizar sua vida, algum professor sempre vai pedir milhões de uma ou outra xerox. No início pensei em separar as abas por meses, mas achei que iria ficar confuso além de ficar um semestre inteiro com as abas anteriores paradas. Preferi  colocar o nome das matérias do semestre atual e a papelada correspondente na aba. Quando chega o fim do semestre e só fazer uma triagem pra ver o que é importante para guardar e mudar o nome das abas para as novas matérias.
Tarefas e compromissos: No início do ano ganhei duas agendas, uma pequenininha da irmã e uma maior do namorado. Na menor anoto apenas compromissos, aniversários e alguns lembretes, essa anda sempre na minha bolsa. A maior fica em casa, anoto nela tudo que preciso fazer, todas as tarefas que preciso realizar naquele dia e conforme vou realizando vou riscando da lista. Tem me ajudado bastante já que acabo me obrigando a fazer tudo que anotei, mas confesso que na correria do dia a dia não é sempre que da tempo de fazer tudo.
Finanças: Já testei vários sistemas nessa área, de planilha digital a caderninho, mas ter que anotar tudo que você gasta acaba não sendo nem um pouco prático e no final eu acabava “roubando”. Agora tenho usado um bloquinho de anotações e para cada mês anoto quanto eu tenho disponível pra cada coisa “x para pagar contas”, "x para fazer compras", "x para passagem" e por ai vai. Então se um valor acaba eu não posso pegar outro pra usar nessa área. Mas no fim sempre acaba sobrando.


Listas: Eu AMO listas, e pra isso continuo usando o Keep. Foi a maneira mais prática que encontrei, e é o único método digital que tenho usado nesse projeto. Faço listas sobre tudo nele, e também algumas anotações quando não tenho nenhuma das agendas por perto.

Tudo isso tem funcionado muito bem enquanto estou de férias na faculdade e tenho tempo pra colocar tudo em ordem. Quando eu voltar pra minha rotina maluca eu venho contar como anda o projeto ok?

0 comentários:

Postar um comentário