Faculdade (Particular): Primeiras impressões

5 de fev de 2014

Pra quem não sabe sou bolsista na Estácio no curso de Arquitetura e Urbanismo e comecei as aulas no segundo semestre de 2013. Na época cheguei a procurar na internet as diferenças entre a universidade pública e particular, já que a primeira é sempre a mais comentada, mas no final não achei quase nada.

Então, aproveitando que eu ainda não tinha contado aqui como foi minha experiência na faculdade, resolvi aproveitar o clima de volta as aulas para contar um pouquinho das minhas primeiras impressões sobre a universidade.

Primeira Semana

Enquanto a galera das federais está se divertindo/sofrendo com o trote na primeira semana, eu estava apenas tendo aula e conhecendo professores. Confesso que sempre quis ter um dia de trote, acho super bacana (os que não exageram claro) as brincadeiras e o clima de descontração, além de ser um ótimo jeito de fazer amizades, mas também sei que muita gente agradece muito por não ter que passar por essa parte.

Enfim, não tive nenhum tipo de palestra de apresentação – muitas universidades fazem-, cada professor se apresentava em seu dia de aula e já passava sua lista enorme de materiais para comprar, já que no meu caso a maior parte das disciplinas são práticas. 

No primeiro dia ainda tinha aquele clima estranho quando ninguém se conhece, mas no dia seguinte a turma inteira já estava rindo e conversando, graças a uma professora que chegou atrasada. Se você, assim como eu vai cursar no período da noite, tente fazer muitas amizades na primeira semana, nada melhor do que ter companhia para andar até o ponto do ônibus.


Alunos

Tenho aulas apenas no período da noite, por isso a turma é muito variada. Eu era uma das poucas pessoas que tinham acabado de sair do ensino médio, a maioria já terminou faz tempo. Muitos já trabalham na área e alguns já têm até outras graduações. Só pra vocês terem uma noção, na minha turma a faixa etária varia de 18 a 50 anos!

Minha dica é conversar muito com os que já têm algum tipo de experiência, para aprender com quem já sabe e já ir se enturmando com o mercado de trabalho. 

“Look do dia”

Acreditem em mim quando digo: vocês vão ver de tudo na faculdade! Tem gente vinda de todos os lugares possíveis! Você vai ver gente com roupa de academia, uniforme de trabalho, roupa de balada, salto, chinelo, pijama...

Eu, geralmente, vou direto do estágio, mas quando me arrumo só pra ir pra aula vou o mais confortável possível. Até admiro quem consegue andar com saltos enormes no chão de paralelepípedos do meu campus, mas eu ainda prefiro um tênis ou sapatilha.

Frequência

Não pense que é só por que a universidade é paga que você pode faltar todas as aulas para ficar no barzinho e ainda sair aprovado nas disciplinas. Muito pelo contrário, minha faculdade tem um limite de 25% de faltas por matéria, que dá no máximo 5 aulas! Se você falta mais do que esse limite automaticamente fica reprovado. 

Eu sou uma daquelas que se faltam uma aula já ficam completamente perdidas na matéria, ainda mais com tantas matérias de desenho. Então valorize sua aulas e seu $$$, e tente não faltar.

Nas próximas semanas devo fazer um post falando sobre o meu material, e sobre as disciplinas do curso de Arquitetura. Qualquer dúvida é só perguntar ok?

0 comentários:

Postar um comentário