Arquitetura: Coisas que você precisa saber e matérias do 1° Semestre

17 de mar de 2014

 faz muito tempo que eu tenho enrolado pra escrever esse post por que sabia que ele ficaria enorme. Ainda assim queria vir aqui contar pra vocês um pouco mais de como é a minha faculdade de arquitetura.

• A primeira coisa que você precisa saber sobre o curso: você vai gastar MUITO dinheiro comprando material. Eu já tinha muita coisa do curso técnico, e ainda assim gastei bastante no primeiro semestre (e pelo que pude ver no segundo sempre vai faltar comprar alguma coisa).

• Aquela velha história de que arquitetos não dormem é pura verdade! Mesmo quem ainda não faz estágio e tem o dia livre, acaba tendo que virar algumas noites sobre a prancheta para dar conta de tantos trabalhos.

• Se você depende do transporte público para ir até a faculdade, esteja prepara para perrengues e caras feias. Nas aulas práticas temos que carregar muita coisa, canudo, pasta, material técnico... E nem tente entrar no ônibus cheio se estiver carregando a maquete que você passou noites fazendo.

• Quanto as matérias, só tive 2 teóricas, com provas convencionais (sem contar com a online), de resto, minha semana de provas era recheada de projetos que pareciam não ter fim!


Fiz um resumo das matérias que tive pra vocês terem uma noção:

Desenho de Arquitetura I 
Nessa disciplina aprendemos tudo sobre desenho técnico, como usar os instrumentos, como representar os elementos construtivos e as normas técnicas para desenho.

Arquitetura Digital I
Basicamente AutoCAD, o desenho técnico digital. Hoje em dia ninguém trabalha sem ele.

Representação e Análise da Forma I
Desenvolvemos o desenho a mão livre, os conhecimentos básicos de técnicas, como canetismo e pontilhismo, perspectiva e desenho de observação.

    Ateliê de Projeto I
   É aqui que aplicamos tudo que estamos aprendendo. Nessa disciplina tivemos que elaborar um projeto de Pavilhão Esportivo, incluindo uma visita ao terreno de implantação do projeto, inúmeras plantas, além da maquete, que no meu caso foi só volumétrica.

História da Arte I
O nome já é bem explicativo né? No ensino médio eu já gostava de história, quando o foco passou a ser a arte eu me vi completamente apaixonada pela matéria!

Teoria Crítica da Arquitetura I
Além de conhecer algumas normas para execução de projetos, nessa disciplina conhecemos alguns importantes arquitetos e seus movimentos. Infelizmente a professora era nova na faculdade e ficou um pouco "perdida" com o conteúdo.
  
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Matéria online, explicava um pouco sobre a estrutura da universidade, como montar currículo, como administrar as finanças pessoais. Uma matéria bem “avulsa”, mas obrigatória em quase todos os cursos. Quase reprovei nessa matéria por não dar muita importância pra ela, mas já aprendi a lição e não vou fazer de novo.

0 comentários:

Postar um comentário