Arquitetura: Como foi o meu 2° semestre

28 de jul de 2014


Fiz um post no último semestre contando como foi minha experiência do 1° semestre e hoje vou contar para vocês como foi o segundo!

Não adianta, todo mundo que eu conversei teve a mesma opinião que eu: Que período chato!

Não sei se foram as matérias, a abordagem dos professores, os inúmeros feriados, o isolamento dos outros cursos (mudamos para um prédio exclusivo para Arquitetura, Urbanismo e Design) ou se nós só perdemos a empolgação do 1° período. Sei que esse semestre parecia interminável!

Desabafos a parte, vamos ao resumão das matérias:

Arquitetura Digital II
Iniciamos o período com AutoCad, e depois da primeira prova começamos a trabalhar com o SketchUp, mas não é regra: o professor da outra turma ensinou AutoCad 3D no lugar do Sketch, então acho que varia mesmo.
Particularmente eu prefiro o Sketch. Tive uma ou duas aulas de CAD 3D no técnico e nunca precisei usar pra nada.

Atelier de Projeto II
Nesse semestre o projeto era residencial. Fizemos primeiro um projeto de habitáculo usando três containers. Logo depois começamos a projetar uma residencia para uma familia de 4 pessoas.
Amei trabalhar com container, mas queria ter tido mais detalhes sobre possibilidades para execução. Pra mim, o grande defeito dessa matéria é não envolver a racionalidade da execução (pelo menos por enquanto), acho que os projetos acabam virando apenas idéias que vão ficar no papel.

Desenho de Arquitetura II
Trabalhamos os conceitos de escada e telhado, com milhares de trabalhos, além de ter que apresentar a professora dessa matéria o projeto de atelier com esses dois elementos aplicados.

Representação e Análise da Forma II
Minha matéria favorita do semestre ♥ 
Usamos muito lápis de cor, magic color e terebentina aplicando diversas técnicas para colorir plantas, representar materiais, etc.
A aula era quase uma terapia e me fez sentir muitas saudades das minhas aulas de desenho pro THE.

História da Arte II
Sou um pouco suspeita a falar por que amo história! Tivemos a mesma professora do primeiro semestre e ela trabalha muito bem todos os assuntos.
Falamos sobre Renascimento, maneirismo, barroco e rococó. Dessa vez bem mais vinculados com a arquitetura do que no outro período.

Teoria Crítica da Arquitetura II
Acho que o professor não desenvolveu tão bem a matéria, além dos muitos feriados que acabaram prejudicando o conteúdo.
Enfim, estudamos o modernismo, o pós-modernismo e a arquitetura contemporânea.

Metodologia Científica
Primeiro vamos a uma definição do Sr. Google: “É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática”.
Essa foi a minha matéria online obrigatória do semestre, abordou principalmente as técnicas e o processo para desenvolver trabalhos acadêmicos.


Estou indo para o 3° período de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estácio de Sá, espero que o próximo semestre seja melhor. Torçam por mim!

0 comentários:

Postar um comentário