Arquitetura: Como foi o meu 3º semestre

24 de jul de 2015
Trabalhos de Percepção, Estética e Plástica
Opa, quase pulei um semestre, já estou indo para o quinto período e tinha me esquecido de falar sobre de falar do terceiro!

Ateliê de Projeto III
Dessa vez o tema do projeto era Edifício Multifamiliar de Uso Misto (com comércio). O terreno era ótimo, diferente do contexto das construções atuais podíamos aproveitar o espaço para criar áreas comuns e de livre acesso ao público, ao invés de construir em cada metro quadrado disponível. Como o professor era novo na faculdade, acabou pedindo muitos trabalhos extras e o projeto em si ficou com o prazo bem apertado. Esse também foi nosso último semestre com os desenhos feitos a mão, o que acabou enrolando muita gente. Outra novidade foi que as entregas a partir de agora seriam realizas em bancas como as de TCC, com apresentação e professor convidado para ajudar na avaliação. Na banca da minha turma a professora que participou foi a mesma que aplicava a matéria de Conforto.

Conforto Ambiental e Eficiência Energética I
Apesar do nome grande a matéria é bem simples, trata do conforto térmico, acústico e luminico. Mas nesse semestre o foco foi apenas o conforto térmico e a eficiência energética na arquitetura.

História da Arquitetura I
Finalmente começamos a ver a história no contexto arquitetônico. Nesse período estudamos principalmente a Arquitetura Brasileira, mas claro, contextualizando os períodos históricos com a Europa.

Comilança clandestina durante a aula de Modelagem
Modelagem Digital
Primeiro começamos com o SketchUp, apesar de ter trabalhado com o professor anterior, algumas pessoas que vinham de outra turma nunca tinham visto, então o professor ensinou desde os primeiros passos até a renderização dos arquivos. Depois, aprendemos o básico do Photoshop, trabalhar as imagens de projetos e montar apresentações no programa.

Percepção, Estética e Plástica
Começamos o período com uma pequena lista de materiais, e a partir deles criamos figuras geométricas simples (círculos, quadrados, triângulos e linhas). Nas primeiras aulas a professora trabalhava um tema diferente e precisávamos compor uma imagem que traduzisse ele. Em uma segunda etapa, a composição foi baseada em um texto – o nome do meu era “Cidades Ocultas” – e a partir dessa composição desenvolvemos uma arquitetura efêmera, que no fim do período teríamos que apresentar em forma de maquete. O maior desafio era produzir uma maquete perfeita – segundo os critérios da professora.

Planejamento e Controle de Obras*
No início fiquei completamente perdida nessa matéria. Por ser eletiva, cursamos junto com o 8º período (!) de engenharia. Na primeira parte trabalhamos a parte teórica, e com muitos termos técnicos e siglas recorrentes em obras, e que não estamos acostumadas a ver em arquitetura. Quando passamos para a parte prática acabou ficando mais fácil e fazendo muito mais sentido. Trabalhamos o programa MS Project na maior parte do semestre e no lugar de provas fizemos trabalhos nesse formato.


*Matéria Eletiva do 4º período.

Um comentário:

  1. Adorei o post! Nunca tive a oportunidade de saber como é estar em uma faculdade de arquitetura. Eu já pensei em cursar, mas mudei de rumo. Espero que esteja aproveitando os estudos! E que maquetes lindas!
    Beijins e boa sorte nos próximos períodos!

    ResponderExcluir